Volume de dados enviados de Marte impressiona cientistas

Pesquisadores da Nasa (Agência Espacial Americana) estão impressionados com o volume de dados que estão sendo enviados por seu robô mais avançado em Marte. De acordo com a agência, o Mars Reconnaissance Orbirter (MRO), já enviou 100 terabits de informações para a Terra desde 2006, o que equivale a 3 milhões de músicas no formato MP3.

iG São Paulo |

Lançado em 2005, o MRO chegou ao Planeta Vermelho apenas no ano seguinte. É o equipamento mais avançado já enviado à Marte.

O líder do projeto, Rich Zurek, afirmou que está muito contente com a qualidade das imagens e dados que dão aos pesquisadores um entendimento mais profundo sobre o planeta. Em 2009, o MRO sofreu várias manutenções o que suspendeu temporariamente seu funcionamento.

Esperança para o Sprit

Após a notícia de que o robô Spirit estaria condenado a ficar preso no mesmo lugar em Marte , a Nasa informou nesta semana que ele pode conseguir de livrar do banco de areia onde está preso. Mas, para que ele consiga continuar sua exploração no planeta, primeiro terá que sobreviver ao sevéro inverno marciano.

Em abril de 2009, o Spirit quebrou suas rodas sobre uma fina crosta e ficou atolado na areia. Depois de alguns meses tentando sair do locar, a Nasa declarou em janeiro deste ano que o robô iria continuar sua missão de seu lugar fixo, passando dados para a central da agência.

Mas, de acordo com o cientista Ray Arvidson, da Universidade de Washington em St Louis, nos Estados Unidos, o anúncio foi precipitado. Em nove manobras, entre 15 de janeiro e 8 de fevereiro, os membros da missão fizeram o Spirit andar 34 centímetros para trás - "muito bom para ele", diz o cientista.

A técnica envolve girar as rodas do robô de um lado para o outro, o que liberou um pouco da sujeira das rodas e compactou o restante. Alternando as rodas com pequenas manobras, o Spirit conseguiu fazer um progresso longo e constante.

Leia mais sobre: Marte

    Leia tudo sobre: martenasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG