Vladimir Putin lança DVD de judô

SÃO PETERSBURGO, Rússia - Vladimir Putin lançou um vídeo em que se mostra como um mestre de judô.

AP |

Acordo Ortográfico

A mídia russa já havia mostrado o primeiro-ministro Putin sobre a roda de um enorme caminhão de competição, sem camiseta durante uma excursão de pesca e caçando um tigre numa floresta siberiana.

Nesta terça-feira, ele lançou um DVD instrucional de judô que leva seu nome e mostra suas táticas para derrubar seu oponente no tatame.

"Vamos aprender judô com Vladimir Putin" é produto da colaboração entre o faixa preta Putin e o ex-campeão mundial e olímpico da modalidade Yasuhiro Yamashita.

AP

Primeiro-ministro vira astro de DVD

Numa apresentação durante seu 56º aniversário, Putin disse que o título não passava de um "truque de propaganda". Qualquer um que assista o DVD "não irá aprender nada deste humilde servidor mas de verdadeiros gênios" da arte marcial, ele disse.

Mas partes do vídeo veiculadas na televisão local mostravam Putin falando sobre a história e filosofia do judô, bem como demonstrações de golpes feitas pelo primeiro-ministro vestindo um kimono branco.

Putin foi campeão de judô em sua cidade local de São Petersburgo (antes conhecida como Leninegrado).

Ele também é um ávido praticante do ski e sua forma e devoção às atividades físicas ajudaram a ampliar sua popularidade em oito anos de presidência. Isso contrasta com o estilo de vida boêmio de seu predecessor, Boris Yeltsin, que morreu no ano passado.

"O nível de desenvolvimento nos esportes revela o desenvolvimento do próprio país", disse Putin.

"Sem esportes é impossível se falar de uma vida saudável, ou da saúde da própria nação", ele disse.

Leia mais sobre Putin

    Leia tudo sobre: putin

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG