Jerusalém, 5 nov (EFE).- A ministra de Assuntos Exteriores de Israel, Tzipi Livni, considerou hoje o triunfo do democrata Barack Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos uma medalha de honra para a democracia americana.

A chefe da diplomacia israelense e líder do partido governante Kadima destacou o compromisso de Obama com a segurança de Israel.

"Durante sua visita ao país, o povo israelense ficou impressionado com sua pessoa e seu compromisso em relação à segurança de Israel", acrescentou Livni, ao referir-se a escala de Obama no Estado judeu durante sua viagem internacional em plena campanha eleitoral.

Livni destacou que "Israel - principal aliado dos EUA no Oriente Médio - deseja continuar com a cooperação estratégica com a nova Administração, o novo presidente e o Congresso americano".

O chefe do opositor partido Likud, o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, também demonstrou sua satisfação com a vitória de Obama, que qualificou de "mudança histórica" nos EUA, informou a rádio pública israelense.

O líder da legenda direitista e um dos favoritos às eleições gerais de Israel, em 10 de fevereiro de 2009, expressou sua esperança de que a eleição do candidato democrata "possa trazer paz e segurança" à região. EFE db/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.