Vitória de Fernando Lugo é oficializada no Paraguai

Assunção, 23 mai (EFE).- O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai oficializou hoje o triunfo no pleito do dia 20 de abril do ex-bispo Fernando Lugo e de Federico Franco como presidente e vice-presidente, respectivamente.

EFE |

Lugo e Franco obtiveram 766.502 votos, 192.507 mais que os conseguidos pela candidata do Partido Colorado, Blanca Ovelar, e seu companheiro de chapa, Carlos María Santa Cruz, segundo o ata de proclamação do TSJE.

Os vencedores assumirão seus cargos no dia 15 de agosto para um mandato de cinco anos.

Os resultados, que confirmaram a derrota dos "colorados" após 61 anos de Governo, foram publicados coincidindo com o retorno ao país de Lugo e do atual presidente, Nicanor Duarte, que participaram da Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada hoje em Brasília.

O presidente em fim de mandato assinalou na véspera que renunciará ao cargo no dia 23 de junho próximo, quase dois meses antes da posse de Lugo, para prestar juramento perante o Senado, onde o Partido Colorado obteve 15 das 45 cadeiras, segundo o TSJE.

Tanto os senadores como os 80 deputados proclamados hoje deverão prestar juramento no dia 1º de julho.

Também foi oficializada a relação dos futuros governadores dos 17 departamentos (províncias) do país, assim como a lista dos 18 legisladores que representarão o Paraguai no Parlasur, o Parlamento do Mercosul. EFE rg/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG