Visitantes terão que usar máscaras em presídios para evitar gripe

Rio de Janeiro, 12 ago (EFE).- Os familiares e advogados que visitarem presos em qualquer penitenciária do Brasil terão que usar máscaras cirúrgicas para evitar o contágio pelo vírus da gripe A, determinou hoje o Ministério da Justiça.

EFE |

A medida preventiva foi determinada pelo Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça, entrou em vigor hoje, com a publicação no "Diário Oficial da União".

As máscaras descartáveis também terão que ser usadas pelos guardas e por todos os funcionários dos centros penitenciários.

A medida, que ficará em vigor até que as autoridades sanitárias nacionais determinem que não há mais risco de contágio, procura evitar que o vírus da gripe se propague entre os presos.

O decreto também determina que os visitantes e funcionários lavem as mãos com sabão e álcool antes de entrar em um presídio e autoriza os médicos das prisões a restringirem a entrada de pessoas com sintomas da doença.

A norma também obriga os guardas e funcionários das penitenciárias a informarem imediatamente seus superiores se apresentarem os sintomas da doença.

As medidas foram anunciadas um dia depois que o Ministério da Saúde admitiu que o Brasil, que já contabilizou 192 mortes em decorrência da doença, é o terceiro país com mais vítimas pela gripe, depois dos Estados Unidos e da Argentina.

O número de vítimas registrado até a segunda-feira praticamente duplicou em comparação com uma semana antes.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do total das pessoas que faleceram no país em consequência da nova gripe, pelo menos 43% "tinha algum fator de risco", como mulheres grávidas (28 vítimas), crianças de menos de dois anos ou adultos maiores de 60 e pessoas com algum tipo de insuficiência imunológica.

A maioria das mortes foi registrada nos estados de São Paulo (40%), Rio Grande do Sul (23%) e Paraná (22%). EFE cm/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG