Visita do presidente do País Basco reforça relação entre Brasil e Espanha

Brasília, 25 mar (EFE).- A visita ao Brasil do presidente do Governo do País Basco (lehendakari), Patxi López, que terminou hoje, serviu para reforçar a intensa relação com a Espanha, afirmou o embaixador espanhol em Brasília, Carlos Alonso Zaldívar.

EFE |

Durante sua estadia no Brasil, aonde chegou no domingo passado, López se reuniu com dezenas de empresários brasileiros, assim como com autoridades de diversos ministérios, e foi inclusive recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em declarações à Agência Efe, o embaixador espanhol explicou que foram compartilhadas na reunião com Lula impressões comuns sobre o modo de fazer política "para todos".

Em seu último dia em Brasília, López se reuniu hoje com autoridades do Ministério de Minas e Energia e foi recebido pelo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Segundo o embaixador, López "levou uma ideia e uma imagem" muito precisas dos planos de desenvolvimento do Brasil, em particular nas áreas de energia e de transporte ferroviário e fluvial, "nas quais a Espanha pode oferecer muito", disse.

Além disso, está programado para setembro um seminário no Rio de Janeiro no qual empresas bascas e brasileiras discutirão as prováveis áreas de uma futura cooperação no setor marítimo, com destaque para a indústria petrolífera. EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG