BERLIM (Reuters) - A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende estender sua vista aos Estados Unidos em abril, na qual participará de uma cúpula internacional sobre a não-proliferação nuclear, informou o governo neste domingo. Merkel havia concordado em princípio em comparecer na Cúpula de Segurança Nuclear em Washington entre os dias 12 e 13 de abril, e recebida pelo presidente Barack Obama, segundo porta-voz do governo.

A mídia alemã disse que a visita, que acontecerá apenas algumas semanas antes de um importante teste eleitoral para a coalizão de centro-direita de Merkel, poderia incluir uma passagem pela Califórnia.

No dia 9 de maio, eleitores vão às urnas em Reno-Vestfália do Norte, o mais populoso dos 16 estados alemães, com cerca de 18 milhões de habitantes. A coalizão de Merkel deve manter controle desse estado para defender o controle da câmara alta do parlamento.

Gerd Langguth, autor de biografia de Merkel e cientista político na Universidade de Bonn, disse que a visita aos EUA poderia ajudar a chanceler a aumentar seu apoio antes das eleições naquele estado.

"Aparecer em público com Obama será bom para ela na Alemanha", disse Langguth.

(Reportagem de Dave Graham)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.