gatilho para diabetes em crianças, diz pesquisa - Mundo - iG" /

Vírus pode ser gatilho para diabetes em crianças, diz pesquisa

Um tipo de vírus comum pode servir como gatilho para o desenvolvimento de vários casos de diabetes, principalmente em crianças, segundo um estudo feito por pesquisadores britânicos. De acordo com os cientistas, sinais de enterovírus - uma família de vírus comuns que causam sintomas como vômito e diarreia - foram encontrados no tecido pancreático de 60% das crianças pesquisadas que tinham diabetes do tipo 1.

BBC Brasil |

O vírus, no entanto, quase não foi encontrado em crianças que não possuem a doença.

Os pesquisadores também informaram que em 40% dos adultos pesquisados que possuíam diabetes tipo 2, foram encontrados sinais de infecção pelo vírus nas células produtoras de insulina.

O estudo, que foi publicado na revista científica Diabetologia
, sugere a possibilidade do desenvolvimento de uma vacina para a doença.

Embora já se saiba que a genética tem um papel importante no risco de uma pessoa desenvolver diabetes, fatores ambientais também podem estar envolvidos e a ideia de que um vírus poderia causar a doença já estava sendo considerada por décadas.

Segundo um dos autores do presente estudo, Alan Foulis, da Glasgow Royal Infirmary, o enterovírus poderia estar presente em várias amostras de tecidos estudadas anteriormente, mas só agora foi possível detectá-lo por causa de avanços tecnológicos.

Junto com colegas da Peninsula Medical School e da Universidade de Brighton, ele estudou sinais de enterovírus em tecidos retirados durante as autópsias de 72 crianças que morreram menos de 12 meses após o diagnóstico de diabetes e os comparou com amostras retiradas de 50 crianças que não apresentavam a doença.

Nos tecidos de pessoas diabéticas em que foram encontrados sinais do vírus, ele foi descoberto especificamente nas células beta, que produzem insulina.

A partir dos resultados do estudo, os pesquisadores sugerem que, em crianças com predisposição genética para o diabetes do tipo 1, infecções por enterovírus poderiam desencadear a reação imunológica que inicia o desenvolvimento da doença.

Já em relação ao diabetes de tipo 2 - que comumente é relacionado com a obesidade em adultos - os pesquisadores especulam que a infecção afeta a habilidade das células de produzir insulina, o que, combinado com a grande demanda pela substância no organismo de pessoas obesas, seria suficiente para o desenvolvimento da doença.

Há cerca de 100 diferentes variedade de enterovírus, assim, apesar de os resultados da pesquisa abrirem caminho para o desenvolvimento de uma vacina, os cientistas ainda precisam descobrir quais os tipos que podem servir como "gatilho" para o diabetes.

Um dos autores do estudo, professor Noel Morgan, da Peninsula Medical School, afirma que ainda são necessárias mais pesquisas para que uma vacina seja desenvolvida.

"Os próximos estágios da pesquisa são a identificação de quais enterovírus estão envolvidos e como as células beta são modificadas pela infecção. O último objetivo é o desenvolvimento de uma vacina eficaz, que, esperamos, irá reduzir drasticamente o número de pessoas ao redor do mundo que desenvolvem o diabetes tipo 1 e, potencialmente, o diabetes tipo 2 também", afirmou.

Para o médico Ian Frame, diretor de pesquisas da organização Diabetes UK, o estudo é "um grande passo" para identificar as possíveis causas da doença.

"Nós sabíamos há algum tempo que o diabetes de tipo 1 não pode ser explicado apenas pela genética e que outras causas ambientais também tinham algum papel no desenvolvimento da doença", disse.

Já Karen Addington, diretora-executiva para Fundação para Pesquisas sobre Diabetes Juvenil da Grã-Bretanha, que financiou a pesquisa, afirma que as descobertas são importantes, na medida em que a incidência de diabetes tipo 1 está aumentando a cada ano e ainda não há maneiras de prevenir a doença.

"O diabetes de tipo 1 é uma condição que ameaça a vida. O problema requer uma vida inteira de dolorosos testes sanguíneos e aplicações de insulina", disse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG