de gripe A H1N1 pela OMS) foi detectado pela primeira vez em porcos na Argentina, informou nesta quinta-feira o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA)." / gripe suína é detectado pela primeira vez em porcos na Argentina - Mundo - iG" / de gripe A H1N1 pela OMS) foi detectado pela primeira vez em porcos na Argentina, informou nesta quinta-feira o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA)." /

Vírus da gripe suína é detectado pela primeira vez em porcos na Argentina

O vírus da Influenza A H1N1 (rebatizada http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_topde gripe A H1N1 pela OMS) foi detectado pela primeira vez em porcos na Argentina, informou nesta quinta-feira o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA).

AFP |

Análises de laboratório do Instituto Malbrán confirmaram a presença da doença a partir de mostras isoladas dos porcos, enviadas por técnicos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA).

O estabelecimento em que eram criados os porcos, em Buenos Aires, foi interditado para observar a evolução da doença e determinar as medidas a ser adotadas.

Marcelo Blumenfeld, integrante da Sociedade Argentina de Infectologia, explicou que a detecção da gripe em um porco só adquire relevância porque a cepa identificada no animal é a mesma que desencadeou a pandemia.

"É habitual que os porcos tenham gripe, tanto que não há necessidade de denunciá-la. Nem mesmo é alarmante que seja o vírus H1N1, já que se trata de um tipo comum do qual existem muitas variantes", afirmou.

Um total de 22 pessoas morreram na Argentina afetadas pela nova gripe desde que se confirmou o primeiro caso da doença do país em 7 de maio passado.

Entenda

Leia também:

    Leia tudo sobre: argentinagripe suínaporcos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG