sutil e sorrateiro (diretora da OMS) - Mundo - iG" /

Vírus da gripe suína é sutil e sorrateiro (diretora da OMS)

O vírus A(H1N1) da gripe suína é sutil e sorrateiro e será sem dúvida mais virulento nos países pobres do Hemisfério Sul, advertiu nesta sexta-feira a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan.

AFP |

Ela se dirigiu a representantes dos 193 Estados membros da OMS, reunidos em Genebra para o encerramento da assembleia anual da organização, após uma semana de trabalhos dominados pela ameaça de pandemia de gripe A(H1N1).

O vírus contaminou 11.168 pessoas em 42 países e deixou 86 mortos, segundo o balanço mais recente publicado nesta sexta-feira pela OMS.

"Este é um vírus sutil, sorrateiro, que não previne sua chegada nem sua presença num novo país, provocando uma súbita explosão do número de pacientes que necessitem cuidados médicos ou hospitalização", comentou a diretora-geral, Margaret Chan.

"Os países, principalmente os em desenvolvimento, onde as populações são mais vulneráveis, devem se preparar para casos mais severos que os constatados atualmente", advertiu a Dra Chan.

Ela também preveniu que "a atual estação invernal (no Hemisfério Sul) dá aos vírus da gripe uma ocasião para se misturar e modificar seu material genético de forma imprevisível".

A OMS se preocupa com o fato de que a maior parte dos países em desenvolvimento não tenham os meios de diagnosticar nem sequer a gripe sazonal e, portanto, muito menos, casos de gripe suína A(H1N1).

"A solidez do sistema de saúde de um país estabelecerá a diferença" entre uma simples doença e uma epidemia, destacou Chan ao encerrar nesta sexta-feira uma semana de trabalhos da Assembleia da OMS dominados pela ameaça de pandemia da gripe A(H1N1).

A diretora da OMS pediu aos Estados membros da organização que adaptem seu dispositivo às circunstâncias uma vez que "os planos mais bem elaborados devem ser fluidos e flexíveis quando um vírus aparece e começa a mudar as regras do jogo".

dro/lm/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG