Virgin apresenta aeronave que lançará vôos ao espaço

A empresa britânica Virgin Galactic inaugurou nesta segunda-feira a WhiteKnightTwo (WK2), a aeronave que levará ao espaço, no ano que vem, sua primeira espaçonave comercial, a SpaceshipTwo.

BBC Brasil |

Batizada de Eve, em homenagem à mãe do dono da empresa, Richard Branson, a WhiteKnightTwo foi desenvolvida durante quatro anos no Deserto de Mojave, no Estado americano da Califórnia.

De acordo com a Virgin Galactic, a aeronave terá como função transportar a espaçonave a uma altura de 15 km, de onde a lançará para o espaço.


Aeronave que será lançada ao espaço / AP

Em questão de segundos, os turistas espaciais vão voar a uma velocidade três vezes superior à do som até que a nave atinja uma distância de 110 km da Terra.

Ausência de gravidade

Durante cerca de cinco minutos, os turistas vão poder estão deixar seus assentos para viver a experiência da ausência de gravidade e observar o espaço através de grandes janelas circulares situadas nas paredes e no teto da fuselagem.

A nave iniciará em seguida o retorno à Terra. Serão vôos suborbitais, que atingem o espaço, mas não chegam a realizar uma volta completa em torno do planeta.

O primeiro vôo deve transportar 250 turistas espaciais, que pagaram US$ 200 mil para garantir um lugar a bordo. Entre eles está o brasileiro Bernardo Hartogs, de 53 anos.

A Virgin Galactic promete aos turistas espaciais uma experiência "intensa, maravilhosa e verdadeiramente inesquecível".

A SpaceshipTwo ainda está sendo fabricada. A Virgin espera operar os primeiros testes com a WhiteKnightTwo na segunda metade deste ano.

Leia mais sobre turismo espacial

    Leia tudo sobre: espaçoturismo espacial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG