intolerável , diz Hillary - Mundo - iG" /

Violência do tráfico no México é intolerável , diz Hillary

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chamou de intolerável a violência gerada pelo narcotráfico no México, em declarações nesta quinta-feira.

AFP |


AP
Hillary discursa na Universidade
Hillary discursa na Universidade

"Essa situação é intolerável", disse Hillary Clinton, em uma universidade de Monterrey (norte), insistindo na necessidade "compartilhada" de combater o tráfico de drogas, cuja violência também afeta "60 milhões de americanos que vivem nos estados fronteiriços".

Os narcotraficantes mexicanos recebem "US$ 25 bilhões de lucro por ano", provenientes dos Estados Unidos, acrescentou a secretária, diante de uma platéia de estudantes do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey.

Além da colaboração em matéria de inteligência e recursos, Hillary comentou que seu governo analisa outras formas de combater o tráfico de drogas.

"O Departamento de Estado está trabalhando com várias empresas, entre elas o Google e o Youtube, para desenvolver formas inovadoras para usar as tecnologias de rede e oferecer mais poder aos cidadãos e ferramentas on-line para acompanhar a corrupção e informar sobre os cartéis, sem pôr suas vidas em risco", ressaltou.

Em seu último dia de visita oficial ao país vizinho, a secretária de Estado disse ainda que será aumentado o número de agentes americanos de imigração no México.

Leia também:


Leia mais sobre México


    Leia tudo sobre: mexicoméxico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG