Violência desloca 1,4 mi de paquistaneses em 15 dias, diz ONU

Genebra, 18 mai (EFE).- O número de deslocados internos no Paquistão já chega a dois milhões, dos quais 1,4 milhão se registraram nas últimas duas semanas, denunciou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

EFE |

"Faz anos que não vemos um deslocamento tão maciço em tão pouco tempo", afirmou o porta-voz do Acnur, Ron Redmon.

O Governo paquistanês deu por rompido no início do mês um acordo de paz com os talibãs do vale do Swat, no norte do país, e ordenou que o Exército lançasse uma operação na divisão regional de Malakand.

A operação provocou um êxodo em massa dos residentes da região noroeste.

A autoridades paquistanesas estão conscientes do drama humanitário e asseguraram que se trata do maior deslocamento interno no país desde a criação do Estado, em 1947. Porém, se mostraram decididas a seguir com a ofensiva e pediram a mais civis que abandonem as áreas de combate.

Segundo os dados do Acnur, 1.454.377 pessoas foram registradas como deslocadas internas desde 2 de maio, que unidas às 553.916 já contabilizadas chegam a 2.008.293.

"A crise é uma das mais dramáticas dos últimos tempos", assegurou o alto comissário António Guterres, em comunicado em que destacou o alto potencial desestabilizador que essa situação gera.

Por essa razão, Guterres pediu "a ajuda maciça e urgente" da comunidade internacional aos "milhares de deslocados que fogem dos combates no noroeste do país".

A porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), Elisabeth Byrs, explicou hoje que a ONU está preparando uma chamada para solicitar fundos de urgência destinados ao Paquistão, um esforço que se unirá à solicitação que Islamabad fará no próximo dia 21 em uma conferência de doadores.

Guterres pediu aos doadores que lembrem "décadas de generosidade paquistanesa mostrada pela presença de milhões de refugiados afegãos em seu território". EFE mh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG