Violência continua pelo sexto dia na Grécia

Por Daniel Flynn e Michele Kambas ATENAS (Reuters) - Estudantes que ocupam uma universidade em Atenas entraram em confronto com a polícia na quinta-feira e prometeram mais protestos nos próximos dias.

Reuters |

Jovens arremessaram pedras e bombas incendiárias contra a polícia antes do amanhecer no sexto dia de protestos desde o assassinato de Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos, que provocou manifestações violentas contra a polícia e contra o estado da economia do país.

Professores e estudantes universitários e do ensino fundamental convocaram uma manifestação em Atenas para sexta-feira por conta do assassinato de Grigoropoulos e mais protestos são esperados para a semana que vem.

"O governo mostrou que não pode lidar com isso. Se a polícia começar a impor a lei, todos dirão que a junta militar está de volta", disse o eletricista Yannis Kalaitzakis, 49.

Muitas pessoas estão irritadas com o fato de o policial de 37 anos, acusado da morte do adolescente não ter expressado remorso aos investigadores na quarta-feira. Ele disse que deu tiros de alerta em auto-defesa, que ricochetearam e mataram o jovem.

Epaminondas Korkoneas e seu parceiro, acusado de cúmplice, foram presos para aguardar por julgamento na quarta-feira. Geralmente os tribunais gregos levam meses para começar a julgar casos.

O primeiro-ministro Costas Karamanlis, que anunciou apoio financeiro para centenas de empreendimentos danificados nas manifestações, deve viajar para Bruxelas para um encontro da União Européia na quinta-feira, enquanto o governo grego tenta seguir trabalhando normalmente.

Karamanlis e o líder da oposição, George Papandreou, fizeram apelos pelo fim da violência, que abalou 10 cidades gregas e danificou centenas de milhões de euros em propriedades. Gregos também protestaram em Paris, Moscou, Berlim, Londres, Roma, Haia, Nova York, Itália e Chipre.

(Reportagem adicional de Dina Kyriakidou, Lefteris Papadimas, Tatiana Fragou e Angeliki Koutantou)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG