Vinte e um mineradores são encontrados com vida após explosão na Ucrânia

Kiev - As equipes de resgate encontraram hoje com vida 21 mineradores que permaneciam desaparecidos junto a mais de 30 companheiros após a explosão de uma reserva de metano em uma mina de carvão na região ucraniana de Donetsk.

EFE |

Antes, outros dois trabalhadores haviam sido encontrados a 750 metros de profundidade em uma seção que as equipes de salvamento só conseguiram alcançar 24 horas após o acidente.

Os dois mineradores explicaram que estavam em um depósito de explosivos no momento do acidente e que não morreram graças a uma porta de metal.

"Quando ocorreu a explosão foi como se um trem passasse sobre nossas cabeças. Mais tarde tentamos chegar ao poço, mas nos demos conta de que não conseguiríamos. Começamos a gritar e a bater quando ouvimos as equipes de resgate", declararam os trabalhadores.

O corpo sem vida de outro mineiro foi encontrado hoje em uma câmara de drenagem, também a 750 metros de profundidade.

As equipes de salvamento tentam agora chegar aos outros 34 mineradores que continuam presos a cerca de mil metros de profundidade.

Estes trabalhadores realizavam trabalhos de reparação em uma das galerias na qual a mina é considerada uma das mais perigosas da bacia de Donetsk.

As minas ucranianas, especialmente as explorações da bacia da região de Donetsk, estão entre as mais perigosas do mundo, pois a cada ano em seus poços acontecem dezenas de acidentes que causam centenas de mortes.

No final do ano passado, 105 trabalhadores perderam a vida e dezenas ficaram feridos em três acidentes registrados em apenas duas semanas na mina de carvão Zasiadko, na região de Donetsk.

Um terço das 165 minas que sobreviveram à reestruturação da antiga URSS estão em funcionamento há mais de 100 anos e não passam por uma reforma há décadas.

Cada milhão de tonelada de carvão extraído na Ucrânia faz com que dois mineiros percam a vida.

Leia mais sobre: Ucrânia

    Leia tudo sobre: ucrânia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG