Vinte e cinco países atingidos pela gripe suína, quatro casos no Brasil (OMS)

Vinte e cinco países foram oficialmente atingidos pela gripe suína, com a confirmação dos quatro casos no Brasil, anunciou na tarde desta sexta-feira uma representante da Organização Mundial da Saúde (OMS).

AFP |

No total, 2.500 casos confirmados foram registrados em todo o mundo, destacou em coletiva transmitida por telefone Sylvie Briand, responsável pelo programa sobre a gripe da OMS. Briand não detalhou o número de casos por país. O número de mortos não evoluiu, ficando em 44.

"Ainda estamos no nível cinco (da alerta sanitária), o que significa que não temos a prova da propagação do vírus dentro de uma população", explicou Briand. Considerando que uma pandemia de gripe suína é "iminente", a OMS decretou em 29 de abril um alerta de nível cinco (num total de seis níveis).

As autoridades sanitárias brasileiras destacaram na noite de quinta-feira que três das pessoas portadoras do vírus mutante A (H1N1) eram procedentes do México, e uma dos estados Unidos. Todos são jovens, e "passam bem", ressaltou a fonte.

O balanço nos dois países mais atingidos pela gripe suína continua o mesmo: 1.112 casos, entre eles 42 mortais, no México; e 896 casos, dois deles fatais, nos Estados Unidos.

dro/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG