Vietnã e Vaticano discutem para retomar relações

Hanói, 18 fev (EFE).- As autoridades de Vietnã e Vaticano realizaram uma reunião de alto nível destinada a restabelecer seus laços diplomáticos, rompidos desde meados dos anos 70, segundo informou hoje a imprensa local.

EFE |

O subsecretário de Assuntos Exteriores da Santa Sé, monsenhor Pietro Parolin, e o vice-chanceler vietnamita, Nguyen Quoc Cuong, que se encontraram na segunda e terça-feira passadas, acordaram formalizar as relações e voltar a se encontrar em uma data ainda não determinada, segundo o jornal local "Tuoi Tre Reports".

O assunto é complicado devido à hostilidade surgida entre o Vietnã e a Igreja Católica durante os anos 50 e 60, quando os católicos eram vistos como insuficientemente patrióticos e ligados à comunidade francesa da antiga colônia.

Em entrevista publicada pela agência de notícias vietnamita ontem, o responsável da Comissão de Assuntos Religiosos do Governo deixou claro que "uma melhora nas relações bilaterais dependerá do respeito mostrado pela Igreja em direção à independência do Vietnã, sua soberania, história, cultura, tradição e leis".

O principal empecilho nas negociações é a nomeação de sacerdotes e bispos, sobre o que Hanói insiste em ter a última palavra, apesar de a Igreja Católica reservar a tarefa ao papa. EFE mat/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG