Caracas, 19 nov (EFE).- O presidente do Vietnã, Nguyen Minh Triet, afirmou hoje que quer aumentar ainda mais as relações de amizade e de cooperação com a Venezuela, durante a primeira visita ao país de um presidente dessa nação asiática.

Minh Triet destacou em discurso à unicameral Assembléia Nacional (AN) venezuelana que o objetivo de sua viagem é fortalecer essa cooperação "em todas as esferas", entre elas a política e a econômica.

Vietnã e Venezuela estabeleceram uma série de acordos de cooperação industrial e energética, entre eles a constituição de empresas mistas para o transporte de petróleo venezuelano ao país asiático e seu refino.

Minh Triet expressou o "agradecimento eterno" do Vietnã ao "povo patriótico venezuelano", e defendeu um "intercâmbio de idéias e medidas" entre os dois países.

"Somos muito parecidos, apesar de nossos países estarem muito distantes um do outro", disse Minh Triet, que afirmou que se sente "orgulhoso" de ver uma "Venezuela estável e cada vez mais desenvolvida".

"A Venezuela construirá triunfantemente o socialismo do século XXI", assinalou.

O presidente vietnamita tinha hoje uma reunião com seu colega venezuelano, Hugo Chávez, mas o encontro foi adiado oficialmente para amanhã. EFE apv/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.