Ho Chi Minh (Vietnã), 19 fev (EFE).- O Ministério da Saúde do Vietnã aprovou o início da segunda fase de testes da primeira vacina doméstica contra a gripe aviária, informou hoje a imprensa estatal.

O Governo disse que os testes, que terão a participação de 240 voluntários, têm como objetivo definir a segurança do tratamento, os anticorpos que gera, seus efeitos colaterais e a dose apropriada para cada pessoa.

A segunda fase dos testes, cuja data de início não foi anunciada, chega após 30 voluntários se submeterem a testes similares em abril do ano passado, com resultados positivos.

Caso os testes sejam novamente satisfatórios, o medicamento, desenvolvido a partir de células de rins de macaco pelo Instituto de Epidemiologia Nacional, será colocado à venda.

Há duas semanas, as autoridades do Vietnã confirmaram um novo foco de gripe aviária em pelo menos sete províncias do sul do país após a morte de centenas de frangos em várias fazendas.

Após declarar a epizootia controlada em 2006, o Vietnã admitiu em 2006 um aumento da doença, que desde que apareceu pela primeira vez no final de 2003 infectou 115 humanos, 52 dos quais perderam a vida, indicam informações oficiais. EFE ar/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.