Hanói, 13 jan (EFE).- As autoridades do Vietnã confirmaram hoje a detecção do mortal vírus H5N1, da gripe aviária, em frangos procedentes da China e que foram introduzidos no país por contrabando.

"Encontramos o vírus H5N1 em aves importadas ilegalmente", indicou o subdiretor do departamento de Saúde Animal vietnamita, Hoang Van Nam.

O vietnamita apontou que oito das 16 mostras recolhidas das aves localizadas na província de Lang Song, no norte do país, deram positivo nas análises feitas.

Desde o começo do ano, as autoridades detectaram dois focos de gripe aviária surgidos na região norte do Vietnã, onde no ano passado morreram cinco pessoas devido ao vírus H5N1.

Em 2 de janeiro passado, uma menina de oito anos que mora na província de Thanh Hoa, foi levada a um hospital após contrair a doença.

O Vietnã registrou 106 casos do vírus H5N1 em pessoas desde que se detectou sua existência em dezembro de 2003, o que transforma o país no segundo com maior incidência da doença, atrás apenas da Indonésia. EFE mat/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.