Vídeo mostra acidente com avião da Spanair

MADRI (Reuters) - Um vídeo divulgado na quinta-feira mostra o acidente de 20 de agosto do MD-82 da Spanair no aeroporto de Barajas (Madri), que deixou 154 vítimas fatais. O registro aparentemente foi feito pelas câmaras de vigilância das autoridades espanholas de aviação. É possível ver o avião subindo alguns metros antes de cair, arrastando-se ainda por centenas de metros até parar num córrego, onde ocorre uma grande explosão, alimentada pelas várias toneladas de combustível no aparelho.

Reuters |

A divulgação ocorreu no mesmo dia em que o jornal El Mundo noticiou o afastamento do representante dos pilotos na comissão oficial que investiga o caso, por discordar de seus métodos e por causa do vazamento de um relatório preliminar, publicado na quinta-feira pelo mesmo jornal.

Dois peritos ligados à associação de pilotos comerciais já haviam se retirado da investigação devido aos contínuos vazamentos para a imprensa, segundo a mesma reportagem.

O Ministério de Fomento, ao qual está subordinada a comissão, não se manifestou.

Na terça-feira, o jornal El País divulgou trechos de um relatório preliminar apontando uma falha num sistema de alarme na cabine, que não teria avisado de um defeito nos 'flaps' das asas na hora em que o avião corria pela pista T-4 de Barajas, decolando com destino às ilhas Canárias.

O avião havia chegado de Barcelona às 10h13 (hora local) e voltaria a voar às 13h06, quando os pilotos informaram à torre que um 'problema menor' os obrigaria a regressar ao hangar.

Os técnicos encontraram um superaquecimento num termostato e retiraram um fusível do circuito. A temperatura se normalizou e o avião voltou à pista, onde se acidentou.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG