Johan Friso, segundo filho da Rainha Beatrix, ficou soterrado por avalanche quando esquiava em um resort na Áustria

O estado de saúde do príncipe Johan Friso da Holanda não mudou nas últimas 24 horas e, apesar de continuar estável, ele ainda não está fora de perigo, informou neste sábado a Casa Real holandesa. Friso está internado após ter sido resgatado depois de ter sido soterrado por uma avalanche quando esquiava no resort de Lech am Alberg, na Áustria.

Leia também: Príncipe holandês fica seriamente ferido ao ser atingido por avalanche

A rainha Beatrix, da Holanda, e sua nora Mabel (D) chegam a hospital onde príncipe Johan Friso depois de ter sido atingido por avalanche
AP
A rainha Beatrix, da Holanda, e sua nora Mabel (D) chegam a hospital onde príncipe Johan Friso depois de ter sido atingido por avalanche
Segundo filho da rainha Beatrix da Holanda, o príncipe, de 43 anos, encontra-se na unidade de trauma de terapia intensiva de uma clínica de Innsbruck, onde passou uma noite tranquila, disse o serviço de informação da Casa Real em comunicado.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, confirmou na televisão holandesa o estado do príncipe Friso. A rainha Beatrix e a esposa do príncipe, Mabel Wisse Smit, estão também no hospital de Innsbruck.

Friso ficou entre 15 a 20 minutos sob a neve e, após ser resgatado, teve de ser reanimado pelos serviços de resgate, segundo a televisão pública holandesa (NOS).

O príncipe esquiava fora das pistas com uma pessoa que deu o alarme após ele ter ficado soterrado, segundo informações divulgadas na Holanda e na Áustria. Ele levava consigo um GPS para casos de avalanche, o que facilitou sua localização.

Muitos membros da família real estavam em férias juntos em Lech, na província de Vorarlberg, a oeste dos alpes austríacos. Os alpes austríacos foram atingidos por muitas nevascas neste inverno e numerosas avalanches. Partes de Voralberg ficaram isoladas pela neve na última semana. Muitos foram mortos na Europa em avalanches neste ano.

O príncipe Friso desistiu de seus direitos ao trono holandês em 2004, quando se casou com Mabel, que é ativista de direitos humanos. O governo se recusou a apoiar o casamento, porque o casal havia dado informações falsas sobre o relacionamento da noiva com um gângster morto.

Príncipe Friso posa ao lado de sua esposa, Mabel e suas filhas, Luana and Zaria, na Áustria (19/2/2011)
AP
Príncipe Friso posa ao lado de sua esposa, Mabel e suas filhas, Luana and Zaria, na Áustria (19/2/2011)
Sob a lei holandesa, os membros da família real que aspiram ao trono devem receber permissão do governo e do Parlamento para se casar uma vez que o gabinete assumirá as responsabilidades por suas ações. O casal tem duas filhas, Luana e Zaria.

*Com EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.