Vida de Che Guevara vira história em quadrinhos

Escrita por Sid Jacobson e ilustrada por Ernie Colón, 'Che: Una Biografía Gráfica' descreve a história do revolucionário argentino

EFE |

Reprodução
Capa da revista em quadrinhos sobre a vida do líder revolucionário Che Guevara
As aventuras de Ernesto "Che" Guevara foram adaptadas para "Che: Una Biografía Gráfica", uma história em quadrinhos que descreve a trajetória do revolucionário argentino em nove capítulos, desde sua infância, sua viagem de motocicleta pela América do Sul, até sua morte, aos 39 anos, numa aldeia boliviana.

Escrita por Sid Jacobson e ilustrada por Ernie Colón, a revista foi publicada em espanhol com traços de desenho animado. A dupla também foi responsável por uma bem-sucedida adaptação para os quadrinhos das investigações nos Estados Unidos sobre os atentados das Torres Gêmeas de Nova York.

O roteiro destacou o período compreendido entre 1950 e 1967, quando "Che" desenvolveu seu discurso político.

Nos primeiros capítulos, os quadrinhos narram a viagem que o então jovem médico e seu amigo Alberto Granado realizaram desde Córdoba (Argentina) até Caracas.

O projeto teve como base os registros escritos pelo próprio Guevara em seus diários e aborda o contexto político dos séculos 19 e 20 dos países da América Latina, desde a Argentina de Juan Domingo Perón até o México do presidente Lázaro Cárdenas.

A história em quadrinhos também conta o período cubano de "Che". Inclui-se aí seu desembarque na ilha a bordo do "Granma", em 1956, juntamente com Fidel e Raúl Castro, seu vital triunfo na Revolução Cubana em Santa Clara, sua crítica ao capitalismo e seu percurso pela Europa para conseguir apoio econômico a Cuba.

Os capítulos finais relatam a desventura de Guevara e sua guerrilha no Congo e o que seria seu último projeto: a conquista da Bolívia.

AP
Motocicleta é vista estacionada perto de muro pintado com bandeira cubana e imagem do líder revolucionário Che Guevara em Havana, Cuba

    Leia tudo sobre: che guevaraargentinarevista em quadrinhoscuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG