Viciados em drogas se beneficiam de remédio para Aids--estudo

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Viciados em drogas se beneficiam de medicamentos para Aids assim como pessoas que são infectadas sexualmente ou de outra forma, afirmaram pesquisadores canadenses no domingo. A descoberta, publicada no Journal of the American Medical Association e apresentada na conferência sobre Aids na Cidade do México, contradiz uma preocupação amplamente aceita sobre a impossibilidade de dependentes de drogas se adaptarem ao tratamento.

Reuters |

'Um grande número de relatórios anteriores demonstrou que, por conta de questões de instabilidade social relacionadas ao vício a drogas ilícitas, infectados pelo HIV com a injeção de drogas não recebiam todos os benefícios do HAAV (medicamento para o HIV)', escreveram Julio Montaner, do St. Paul's Hospital, no Canadá, e colegas.

Eles estudaram 3.116 pacientes em clínicas canadenses entre agosto de 1996 e junho de 2006, dos quais 915 eram usuários de drogas injetáveis.

Após cinco anos, apenas 26 por cento dos usuários de drogas e perto de 22 por cento dos infectados por outra maneira morreram. A diferença não é estatisticamente significativa, avaliou a equipe de Montaner.

Análises adicionais indicaram taxas similares de morte nos dois grupos, após ajustes por idade, sexo, diagnótico e outros fatores.

(Reportagem de Tan Ee Lyn)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG