Vice-presidente iraquiano anuncia nova aliança eleitoral

Bagdá, 12 set (EFE).- O vice-presidente iraquiano, Tareq al-Hashemi, anunciou hoje o lançamento de uma nova aliança eleitoral, que disputará o pleito legislativo do ano que vem.

EFE |

Em entrevista coletiva num hotel de Bagdá, Hashemi disse que sua coalizão, batizada de Tayedid (Renovação), será plural e buscará "renovar a vida dos iraquianos".

"Pretendemos tirar o Iraque do beco sem saída em que entrou desde que foi adotada a teoria de um Estado (...) que se submeteu ao sectarismo, seja religioso ou étnico", explicou.

Hashemi, um dos dois vice-presidentes do Iraque - o outro é o xiita Adel Abdel Mahdi -, prometeu lutar por um país unificado e "um Estado política e economicamente forte", que se afaste "dos perigos da divisão".

Até 24 de maio deste ano, o vice-presidente iraquiano era o líder do Partido Islâmico Iraquiano (PII), a maior legenda sunita do país.

Porém, foi sucedido no posto por Osama al-Tikriti, um dos fundadores do partido.

A aliança eleitoral anunciada hoje é a segunda apresentada em menos de um mês.

Em 24 de agosto, vários políticos anunciaram a criação da Coalizão Nacional Iraquiana, que também disputará as eleições de janeiro reunindo grupos de várias ideologias e confissões.

Essa aliança, apresentada por Adel Abdel Mahdi, inclui membros do Conselho Supremo Iraquiano, o principal partido xiita do Iraque, mas deixou de fora a legenda à qual pertence o primeiro-ministro, o também xiita Nouri al-Maliki. EFE am/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG