Vice-presidente iraniano quer levar Israel a tribunais internacionais

Teerã, 28 fev (EFE).- O vice-presidente iraniano, Parviz Davoodi, afirmou hoje que a Síria e o Irã devem ser pioneiros na reconstrução de Gaza e em levar as autoridades do regime sionista (Israel) aos tribunais internacionais.

EFE |

" Além disso, Davoodi agradeceu a postura humanitária do povo e do Governo sírio em apoio aos palestinos de Gaza, e acrescentou que Teerã e Damasco foram pioneiros em defender os moradores deste território.

Davoodi se reuniu hoje com o primeiro-ministro sírio, Mohammed Naji Otri, que chegou ontem a Teerã, informou a rádio nacional iraniano.

As reuniões entre Damasco e Teerã têm como objetivo ampliar as relações bilaterais.

"A República Islâmica do Irã deseja aumentar suas relações econômicas com a Síria ao mesmo tempo em que amplia suas relações políticas", disse Davoodi.

O alto responsável político iraniano acrescentou que as relações entre Teerã e Damasco "olham para o futuro" e recebem o apoio dos presidentes dos dois países.

O primeiro vice-presidente iraniano disse também que seu país investiu mais de US$ 1,5 bilhão na Síria, e anunciou vários projetos de cooperação bilateral.

Já o primeiro-ministro sírio qualificou de "históricas" as relações entre Irã e Síria.

"Nós trabalhamos a favor das relações dos dois povos, como desejam os presidentes dos dois países", disse. EFE msh-jm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG