Vice-presidente dos EUA visitará Azerbaijão, Geórgia, Ucrânia e Itália

Washington, 25 ago (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, partirá em 2 de setembro em uma viagem que o levará ao Azerbaijão, Geórgia, Ucrânia e Itália, para conversas sobre assuntos de interesse mútuo, anunciou hoje a Casa Branca, em comunicado .

EFE |

"O presidente George W. Bush pediu ao vice-presidente que viaje a estes países que são parceiros-chave" dos EUA, afirma a carta.

Durante sua viagem, Cheney se reunirá com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev; da Geórgia, Mikhail Saakashvili, da Ucrânia, Viktor Yushchenko, e da Itália, Giorgio Napolitano. Também se encontrará com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Além das reuniões com os governantes desses países, Cheney assistirá em Como, na Itália, ao Fórum Ambrosetti.

Durante a recente incursão militar da Rússia em duas províncias da Geórgia, Cheney expressou sua solidariedade ao Governo de Saakashvili e advertiu que as ações de força russas "não deveriam passar sem resposta".

Segundo a porta-voz de Cheney, Lee Ann McBride, em uma conversa telefônica com Saakashvili, em 11 de agosto, o vice-presidente americano disse que a continuação das ações militares da Rússia "terão conseqüências graves para suas relações com os Estados Unidos e a comunidade internacional". EFE jab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG