Vice-presidente de Saddam pede unidade da resistência iraquiana

Cairo, 1 ago (EFE).- O ex-vice-presidente iraquiano Izzat Ibrahim al-Douri, número dois do regime de Saddam Hussein e na clandestinidade desde 2003, fez uma chamada aos grupos da resistência para formar um único conselho nacional ou político.

EFE |

Em uma gravação de áudio transmitida hoje pela rede de televisão catariana "Al Jazira", o ex-líder iraquiano pediu que a chefia unificada, que resultar do conselho nacional, "elabore os princípios para tratar com o inimigo", em alusão aos militares americanos.

Nesse sentido, Douri ressaltou que a resistência não negocie com os Estados Unidos até que "anuncie oficialmente sua retirada total e imediata do Iraque, e reconheça que a resistência unificada é a legítima representante do povo iraquiano".

Além disso, pediu a reincorporação dos membros das antigas Forças Armadas e de segurança, de acordo com as normas e leis que estavam em vigor antes da ocupação militar estrangeira do Iraque.

Por último, ressaltou a necessidade de que as forças de ocupação se comprometam a indenizar o Iraque por todos os danos que causaram ao país.

Em 7 de abril, Douri pediu aos iraquianos que lutar contra o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, também em uma fita de áudio transmitida pela "Al Jazira".

O fugitivo foi vice-presidente do Conselho do Comando Revolucionário, a mais alta instância do regime de Saddam Hussein, e era o número seis no baralho de cartas dos 55 iraquianos mais procurados pelo Exército dos EUA.

A lista dos mais procurados era formada pelos colaboradores mais próximos a Saddam, como membros do ex-partido governante Baath e militares de alta categoria.

A maioria deles se rendeu ou foi capturada, como Saddam, que foi enforcado. Douri permanece em paradeiro desconhecido.

Os Estados Unidos oferecem uma recompensa de US$ 25 milhões a quem oferecer informação que leve à detenção de Douri, que, nos últimos anos, foi dado como morto em diversas ocasiões. EFE aj/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG