Vice-presidente confirma eleições locais no Iraque este ano

BAGDÁ (Reuters) - O Iraque realizará eleições locais neste ano, mesmo que o Parlamento deixe de aprovar uma polêmica lei para esse fim, disse na quinta-feira um dos vice-presidentes do Iraque, Adel Abdul-Mahdi. As eleições vão ocorrer no final deste ano. Se o Parlamento não aprovar a lei eleitoral, há a lei antiga. O governo não pode adiar as eleições, disse o político xiita a uma TV.

Reuters |

Os EUA e a ONU pressionam o Iraque a realizar rapidamente as eleições provinciais, previstas originalmente para 1o de outubro, mas adiadas devido a uma disputa pelo controle da cidade de Kirkuk, que a minoria curda quer incorporar à sua região autônoma do norte do país.

Em agosto, o Parlamento entrou em recesso sem aprovar a nova lei. A comissão eleitoral disse nesta semana que a lei tem de ser aprovada até meados de setembro para que possa haver eleição neste ano.

O governo norte-americano espera que as eleições locais dêem mais voz política a determinadas facções sunitas e xiitas que boicotaram pleitos anteriores.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG