Vice-presidente colombiano cogita nova reeleição de Uribe

Bogotá, 15 jun (EFE) - O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos, afirmou que não se deve temer a reeleição do presidente colombiano, Álvaro Uribe, que já foi reafirmado no cargo em 2006, em declarações publicadas hoje pela imprensa local. O que se ouve em todo o país é que o povo quer que Uribe seja reeleito, afirmou o vice-presidente ao jornal El País, de Cali (sudoeste), e acrescentou que a reeleição não fere a democracia caso haja controle, e a democracia colombiana é controlada. Santos considerou que a reeleição não prejudicou a democracia dos Estados Unidos quando Franklin Delano Roosevelt presidiu o país entre 1933 e 1945, nem no Reino Unido quando a primeira-ministra Margaret Thatcher assumiu. Ele afirmou que não causou mal à Inglaterra, onde Margaret Thatcher ficou 11 anos no poder (de 1979 a 1990), numa época em que o país estava arrasado. Já Roosevelt assumiu o comando dos EUA e enfrentou uma depressão econômica e uma guerra.

EFE |

Uribe não confirmou ou negou uma possível candidatura à segunda reeleição, mas vários grupos políticos que o respaldam promovem essa possibilidade para que não sejam alterados os programas de Governo, como o da "segurança democrática".

O vice-presidente indicou que se Uribe não for o candidato nas eleições de 2010, haverá outras pessoas, como o ex-presidente César Gaviria (1990-94), que foi secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e que esta semana não rejeitou a possibilidade.

Também citou seu primo como possível candidato, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos.

A reeleição presidencial foi introduzida na Colômbia em 2005, por meio de uma reforma constitucional aprovada por uma estreita margem no Congresso.

A reforma foi salva graças ao voto depositado na última hora pela ex-parlamentar Yidis Medina, presa em abril acusada de suborno e que afirma que ter recebido regalias em troca de sua decisão. EFE gta/fh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG