Vice-premiê russo comemora intenção dos EUA de retomar diálogo

Munique (Alemanha), 8 fev (EFE).- O vice-primeiro-ministro russo, Serguei Ivanov, comemorou hoje o anúncio dos Estados Unidos de retomar o diálogo com a Rússia, e disse que seu Governo está pronto para isso.

EFE |

Ivanov informou, ao término da conferência sobre segurança realizada em Munique, que, durante o encontro, teve uma reunião "muito positiva" com o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que lhe permitia ser "cautelosamente otimista".

Embora disse não poder dar detalhes sobre a conversa à imprensa, Ivanov afirmou que, na reunião, Biden tinha reafirmado a oferta da nova Administração de Washington de "dar um novo começo às relações".

Ivanov disse que Washington está consciente de que, atualmente, praticamente todos os assuntos de alcance mundial "requerem a interação EUA-Rússia".

O vice-primeiro-ministro russo acrescentou que, entre os assuntos de máxima urgência, está retomar as negociações para o tratado sobre armas estratégicas Start, já que o vigente vence no final do ano.

"As negociações começarão assim que os parceiros americanos estiverem prontos para isso", anunciou Ivanov, que acrescentou que Barack Obama está há muito pouco tempo na Presidência e precisa de alguma margem de tempo para se situar.

"Os Estados Unidos lançaram um sinal forte de que quer retomar o diálogo e há um forte desejo de mudança", insistiu, apesar de ter acrescentado que isso não significa que vá haver consenso em todas as questões.

Ivanov se pronunciou a favor de ampliar o diálogo a outros muitos campos, como a tecnologia, a economia e o comércio.

O vice-primeiro-ministro fez também um balanço positivo da conferência em Munique, onde, disse, as propostas russas foram ouvidas com interesse e houve uma recepção satisfatória à iniciativa apresentada há um ano pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, de criar uma nova arquitetura de segurança. EFE ih/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG