Vice-premiê diz que Israel é a favor de conversas diretas com palestinos

Nações Unidas, 8 mar (EFE).- O Governo de Israel defende a realização de negociações diretas com os palestinos e assim retomar o processo de paz do Oriente Médio, disse hoje o vice-primeiro-ministro israelense, Silvan Shalom.

EFE |

Também hoje, o Governo dos Estados Unidos afirmou que as autoridades israelenses e palestinas aceitaram manter negociações indiretas de paz com a mediação do enviado especial americano para o Oriente Médio, George Mitchell.

"Israel gostaria de retomar as negociações diretas imediatamente", disse Shalom ao final de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na qual analisaram a situação da região.

Shalom ressaltou a vontade de seu país de chegar a essas conversas e culpou Síria e Irã de serem obstáculos para o processo devido ao apoio que dão ao movimento islamita palestino Hamas.

"Não temos nada contra os palestinos, mas com o Hamas é diferente", disse o vice-primeiro-ministro israelense, segundo o qual o território israelense continua sendo alvo dos mísseis e foguetes do movimento.

Shalom defendeu que o Conselho de Segurança da ONU imponha sanções ao Irã por seguir adiante com seu programa nuclear, que considerou como uma ameaça para Israel e para toda a região.

"Um míssil do Irã rumo a Israel destruiria totalmente o Estado judeu", disse.

Pouco antes, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse esperar que a próxima reunião do Quarteto para o Oriente Médio - EUA, Rússia, ONU e União Europeia (UE) -, que será realizada no próximo dia 19 em Moscou, leve a negociações diretas entre israelenses e palestinos.

Essa reunião, segundo Ban, proporcionará ao quarteto a oportunidade de "avaliar e incentivar a retomada das conversas o mais rapidamente possível".

As negociações de paz ficaram estagnadas após a ofensiva israelense realizada na Faixa de Gaza entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, cujo saldo foi de mais de 1.400 palestinos e 13 israelenses mortos. EFE emm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG