Vice-premiê da Rússia elogia aproximação com EUA

O vice-primeiro-ministro russo, Sergei Ivanov, elogiou neste domingo o pedido feito pelo vice-presidente americano, Joe Biden, de apertar no botão de zerar nas relações entre os dois países. Ivanov e Biden encontraram-se neste domingo em Munique, na Alemanha, onde ambos estão participando de uma conferência internacional sobre segurança.

BBC Brasil |

No sábado, Biden havia feito um discurso prometendo um novo tom dos Estados Unidos no mundo. O vice-presidente americano também disse que é preciso "apertar o botão de zerar" nas relações com a Rússia, revendo todas as áreas de cooperação do país com a aliança militar Otan.

Ivanov disse que a proposta é uma medida "muito positiva".

O encontro dos vices neste domingo foi a reunião de maior escalão entre autoridades americanas e russas desde a chegada de Barack Obama ao poder.

Ivanov disse que Biden reafirmou no encontro bilateral a vontade de Washington de melhorar as relações com a Rússia.

No entanto, Biden havia feito uma ressalva antes do encontro com Ivanov de que a Geórgia deve decidir sozinha se pretende ingressar na Otan.

A Rússia é contra o ingresso da Geórgia na aliança militar. Em agosto do ano passado, a Geórgia e a Rússia envolveram-se em um conflito na região da Ossétia do Sul e Abecázia.

"Os Estados Unidos e a Rússia podem discordar e ainda assim trabalharem juntos onde nossos interesses coincidem, e eles coincidem em muitos lugares", disse Biden.

Ele disse que os Estados Unidos continuam com a intenção de instalar um escudo antimíssil na Europa Central, projeto ao qual os russos se opõem.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG