Vice-chanceleres de Equador e Colômbia se reúnem em Lima

Os vice-ministros de Relações Exteriores do Equador, José Valencia, e da Colômbia, Camilo Reyes, iniciaram nesta terça uma reunião em Lima para tentar resolver as diferenças entre os dois países após a incursão militar colombiana no país vizinho em março.

EFE |

O encontro na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), que atua como mediadora da crise, coincidiu hoje com as reuniões preparatórias da 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (EU-LAC, na sigla em inglês).

Valencia e Reyes participaram junto com seus colegas dos dois continentes do encontro que visa aprovar o texto final da Declaração de Lima, que será assinada pelos chefes de Estado e de Governo. A primeira reunião dos vice-ministros de Equador e Colômbia ocorreu em 29 de abril no Panamá.

As divergências diplomáticas surgiram no dia 1º de março, quando tropas colombianas fizeram uma incursão em território colombiano para atacar um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Em resposta, o Governo equatoriano apresentou uma queixa formal à OEA.

    Leia tudo sobre: colômbia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG