razões humanitárias - Mundo - iG" /

Vice peruano defende indulto a Fujimori por razões humanitárias

Lima, 17 mai (EFE).- O vice-presidente do Peru, Luis Giampietri, considerou que o ex-presidente peruano Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão, deveria ser indultado em algum momento devido a motivos humanitários.

EFE |

"Já tem mais de 72 anos, acho que Fujimori em algum momento teria que ser indultado; por sua idade, por razões humanitárias", afirmou o também vice-almirante da Marinha peruana, em entrevista publicada hoje no jornal "Peru.21".

Giempietri acrescentou que foi Fujimori, que governou o Peru entre 1990 e 2000, que "assentou as bases para a bonança" que, afirmou, o país vive atualmente no terreno econômico, mas acrescentou que, "depois, cometeu erros que a história terá que julgar".

"(O ex-líder) nos reinseriu no mundo econômico de onde tínhamos saído pelos erros do primeiro Governo de Alan (García, entre 1985 e 1990), tínhamos mais de 50% do país nas mãos do terrorismo, a dívida externa nos afligia e a inflação nos tolhia", afirmou o vice.

"Acho que é preciso reconhecer ao engenheiro Fujimori os méritos que teve", acrescentou.

Nesta linha, ele assegurou que, em uma eventual disputa no segundo turno das eleições presidenciais de 2011 entre o candidato Nacionalista Ollanta Humala e a líder fujimorista Keiko Fujimori, preferiria a vitória dessa última.

Sobre a situação econômica peruana, Giempietri ressaltou que o país se situa em um lugar e um momento "privilegiados", o que lhe dá esperanças de que, se o ritmo de crescimento se mantiver durante um ou dois Governos, superará amplamente os vizinhos, exceto o Brasil.

EFE fcg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG