nos EUA - Mundo - iG" /

Vice americano afirma que Edward Kennedy restaurou nos EUA

Washington, 26 ago (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, abalado pela morte de Edward Kennedy, disse hoje que ao longo de décadas de colaboração o senador restaurou várias vezes o idealismo e a fé nas possibilidades deste país.

EFE |

Em comparecimento no Departamento de Energia americano, Biden, que era senador antes de ser escolhido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para ocupar a Vice-Presidência, lembrou dos anos de colaboração e amizade com o político do clã Kennedy.

Visivelmente comovido, ele disse que durante mais de 36 anos tinha tido "o privilégio de ir trabalhar a cada dia", e de se sentar "literal e, não figurativamente, a seu lado, e de ser testemunha da história".

"A cada dia com ele no Senado, na Comissão Judicial, nas sessões do bloco legislativo, estive com ele", afirmou. "E, nesse processo, a cada dia, Kennedy restaurou meu sentido de idealismo e minha fé nas possibilidades do que este país pode fazer e poderia ser".

Biden disse que Kennedy "mudou as circunstâncias de dezenas de milhões de pessoas, não só fisicamente, mas a forma como as pessoas veem a si mesmas e consideram o próximo".

"(A morte do senador de Massachusetts) Deixa um grande vazio em nossa vida pública, um vácuo nos corações de milhões de americanos, e nos centenas de nós afetados por seu toque pessoal ao longo de nossas vidas", acrescentou.

"Meu amigo, seu amigo (Kennedy) mudou a paisagem política durante quase meio século", ressaltou. EFE jab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG