Vermont se torna 4º estado dos EUA a liberar casamento gay

Washington, 7 abr (EFE).- O estado de Vermont, no nordeste dos Estados Unidos, tornou-se hoje o quarto do país a legalizar o casamento entre homossexuais e o primeiro a fazê-lo mediante o voto da Assembleia Legislativa estadual.

EFE |

Isso aconteceu porque os legisladores de Vermont decidiram anular o veto que o governador Jim Douglas havia imposto sobre um projeto de lei que permite o casamento gay.

A proibição foi suspensa tanto no Senado - por 23 votos a favor e 5 contra - como na Câmara de Representantes - por 100 a 49.

Segundo as leis estaduais, são necessários os votos de dois terços de cada casa para anular um veto.

Nos outros estados em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi permitido - Massachusetts, Connecticut e Iowa -, a aprovação foi obtida graças à autorização dos tribunais.

A Human Rights Campaign, a maior organização de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros do país, aplaudiu a decisão de Vermont.

"A histórica votação na Assembleia Legislativa de Vermont nos lembra o incrível progresso que estamos alçando rumo à igualdade", afirmou o grupo num comunicado.

Na sexta-feira passada, a Suprema Corte de Iowa decretou, por unanimidade, que a Constituição estadual garante aos casais do mesmo sexo o direito ao casamento. EFE tb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG