Verão de NY terá quatro cascatas gigantes

Quatro gigantescas quedas dágua serão instaladas neste verão em Nova York, um projeto do artista dinamarquês Olafur Eliasson, que trará cerca de 55 milhões de dólares em receita para os cofres públicos, afirmam os organizadores.

AFP |

As cascatas, com quedas entre 27 e 37 metros, estão sendo instaladas entre os píeres 4 e 5 no Brooklyn (sul de Nova York), perto do píer 35 no East River do lado de Manhattan, na Governors Island (sul de Manhattan) e sob a ponte do Brooklyn.

"Ao criar um grupo de quatro cascatas na paisagem de Nova York, quis ver a natureza como uma construção", afirma Olafur Eliasson em um comunicado.

"As estruturas são dos materiais industriais de todos os dias: andaimes que constituem a carcaça, e bombas que puxam a água do rio para cima, de onde cai", diz o artista conhecido, sobretudo, por seu "Weather Project", na Tate Modern de Londres.

A criação das cascatas está sendo organizada pela Fundação de Nova York para a Arte (Public Art Fund), em colaboração com as autoridades municipais. O projeto, que custará 15 milhões de dólares, foi financiado por doações privadas, de acordo com a instituição.

Os operadores de turismo já incluíram em seus roteiros a visita às diferentes localizações das cascatas. Os passeios vão custar de 15 dólares, por uma simples viagem em grupo a bordo de um ferry, a 50.000 dólares, por um passeio com jantar à luz de velas e caviar no cardápio.

mes/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG