Após suportar temperaturas de 40 graus, peregrinos sofreram com tempestade que forçou pontífice a reduzir fala em 10 minutos

Uma forte tempestade obrigou neste sábado o papa Bento 16 a reduzir seu discurso na vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no aeródromo de Cuatro Vientos, nas imediações de Madri, que reuniu 1 milhão de peregrinos.

Padres cobrem o papa Bento 16 com um guarda-chuva durante uma tempestade na base aérea de Cuatro Vientos em Madrid, Espanha, durante a Vigília da Prece
AFP
Padres cobrem o papa Bento 16 com um guarda-chuva durante uma tempestade na base aérea de Cuatro Vientos em Madrid, Espanha, durante a Vigília da Prece
Depois de terem suportado temperaturas próximas dos 40 graus durante todo o dia, os peregrinos presentes na vigília sofreram com a chuva e com um forte vento, que arrancou até mesmo o solidéu do papa no momento em que o Santo Padre iniciava seu discurso.

Os assistentes o protegeram depois com um guarda-chuva branco, fazendo com que o pontífice esboçasse um sorriso aguardando o final da tempestade, enquanto os jovens faziam a festa aos gritos de "Bento, Bento!", "Esta é a juventude do papa!" e "Nada está acontecendo, que a Jornada continue!".

"Não temos mais como ficar aqui. Não trouxemos capas. Mais isso passará logo", disse à AFP René, um peregrino francês otimista, tentando se proteger embaixo de uma lona, assim como seus companheiros que utilizaram lonas e bandeiras como abrigo.

Mas o vento chegou a arrancar uma tenda, "atingindo seis jovens", indicaram os serviços de emergência. Quando a tormenta perdeu força, o Santo Padre retomou seu discurso agradecendo aos jovens "por essa alegria e resistência".

Bento 16 prosseguiu com seu discurso, mas o encurtou em cerca de dez minutos, antes de deixar o palco para mudar de roupa e retornar para realizar a adoração do Santíssimo. Durante sua ausência, os bombeiros aproveitaram para avaliar parte da estrutura metálica do grande cenário.

"Vivemos uma aventura juntos. Firmes na fé em Cristo, resistiram à chuva. Antes de deixá-los, quero dar boa noite a todos, que descansem bem", acrescentou.

Assista a vídeo com protestos contra visita do papa a Madri:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.