sinal verde para intervir na Bolívia se tentarem derrubar Morales (Chávez) - Mundo - iG" /

Venezuela tem sinal verde para intervir na Bolívia se tentarem derrubar Morales (Chávez)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, advertiu nesta quinta-feira que seu governo se considerará autorizado para intervir na Bolívia e efetuar mobilizações de qualquer tipo neste país se houver um golpe de Estado contra seu colega boliviano Evo Morales.

AFP |

"Se derrubarem Evo, se o matarem, saibam os golpistas da Bolívia que estarão me dando sinal verde para apoiar qualquer movimento armado na Bolívia", lançou Chávez em uma mensagem divulgada pela TV.

O presidente da Venezuela considerou que seu governo "quer a paz", mas que está disposto a "exigir respeito" aos governos e lideranças legítimos da América Latina.

"Se a oligarquia e os pitianques dirigidos, financiados e armados pelo império (dos Estados Unidos) derrubarem algum governo, teremos sinal verde para iniciar operações de qualquer tipo para restituir o poder ao povo nesses países irmãos", acrescentou.

"Quero que nossos vizinhos saibam: queremos paz, mas não estamos dispostos a morrer como (Simón) Bolívar em Santa Marta (Colômbia) nem como (o ex-presidente chileno Salvador) Allende em la Moneda", afirmou Chávez.

Em cinco dos nove departamentos da Bolívia protestos contra o governo estão sendo registrados, deixando até agora dois mortos e doze feridos. Os manifestantes protestam contra o projeto oficial de aprovar em um referendo a nova Constituição e exigem a devolução de recursos públicos.

pt/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG