Governo critica novela na qual secretária fofoqueira chamada Venezuela é dona do cachorro Huguito

O governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, exigiu que uma emissora de TV privada da Colômbia deixe de exibir uma telenovela na qual há um cão chamado Huguito. Segundo o governo venezuelano, o nome do cachorro insulta o orgulho nacional venezuelano.

Na novela "Chepe Fortuna" - o título é o nome do personagem principal - também há uma secretária fofoqueira chamada Venezuela. Em um episódio, ela perde seu cão Huguito e é consolada pela amiga, que diz: "Você vai se libertar, Venezuela!"

O Conatel, órgão estatal que regulamenta as telecomunicações na Venezuela, fez duras críticas à novela. "Venezuela é repetidamente caracterizada como estando ligada ao crime, à ingerência e à vulgaridade, numa manipulação descarada da trama que visa desmoralizar o povo venezuelano", disse a Conatel.

Na quinta-feira, a emissora venezuelana Televen não exibiu o capítulo do dia da novela. Colombianos e venezuelanos adoram telenovelas, muitas das quais refletem as realidades políticas e sociais nacionais.

Críticos dizem que Chávez reprime a liberdade da mídia em seu país. Mas o presidente e seus partidários apontam para as críticas e sátiras a seu governo como provas da pluralidade supostamente existente no país.

Colômbia e Venezuela viveram diversos momentos de tensão nos últimos anos. O mais recente foi em julho de 2010, quando Chávez anunciou a ruptura das relações entre os dois países, após Bogotá ter apresentado supostas provas que comprovariam a existência de 87 acampamentos guerrilheiros em solo venezuelano. Os países retomaram as relações em agosto.

Com Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.