Venezuela promete ao Paraguai todo petróleo necessário

Por Mariel Cristaldo SAN PEDRO, Paraguai (Reuters) - A Venezuela prometeu oferecer ao Paraguai todo o petróleo que o país precisar, afirmou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, neste sábado.

Reuters |

Chávez, que tem usado a riqueza petrolífera de seu país para espalhar sua influência pela América Latina, estava visitando San Pedro, na área mais pobre do Paraguai, para assinar acordos com o presidente paraguaio, Fernando Lugo, que tomou posse na sexta-feira.

'Assinamos o primeiro acordo de fornecimento ao Paraguai que prevê todo o petróleo que ele precisar, até a última gota... para o desenvolvimento do povo, agricultura e indústria paraguaia', afirmou Chávez em evento público.

Um dos diversos acordos assinados entre os dois presidentes elevou a quantidade de petróleo fornecido pela Venezuela ao Paraguai para 25.000 barris por dia contra o atual patamar de 18.600 barris por dia.

O Paraguai é um grande gerador de energia hidroelétrica, mas não produz combustíveis fósseis e consome cerca de 28.000 barris de petróleo por dia.

O acordo entre Chavez e Lugo não mencionou qualquer valor referente às importações de petróleo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG