Venezuela felicita Irã por aniversário da Revolução Islâmica

Caracas, 10 fev (EFE).- A Venezuela felicitou a valente nação iraniana pelo 30º aniversário da Revolução Islâmica e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, se mostrou honrado por compartilhar com o Irã os ideais de independência e soberania, afirmou hoje o Ministério das Relações Exteriores venezuelano.

EFE |

"Comemoramos com júbilo o memorável levante popular contra o xá (Reza Pahlevi), selado em fevereiro de 1979 com a renúncia do mesmo, transformando essa data em um momento histórico de fundamental importância, por avivar a esperança revolucionária de todos os povos do mundo que lutam por sua emancipação", afirma a nota.

"Estas três gloriosas décadas da Revolução Islâmica são o mais fiel testemunho de que o único caminho de libertação de nossas nações é a unidade e a participação popular", acrescenta.

O comunicado também expressa o desejo de se unir ao "estado de festividade e alegria que hoje impera na valente nação iraniana, com a qual estreitamos nossos laços de amizade e cooperação de maneira livre e soberana".

Além disso, destaca que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, "se sente honrado de compartilhar com a Revolução Islâmica os ideais de independência e soberania, como valores fundamentais para a consolidação de um mundo multipolar, no contexto de um franco diálogo intercultural". EFE rr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG