preocupação com críticas a Chávez - Mundo - iG" /

Venezuela expressa aos EUA preocupação com críticas a Chávez

Caracas, 26 jun (EFE).- A Venezuela expressou hoje aos Estados Unidos sua preocupação e irritação por mentirosas e inoportunas declarações do novo Chefe do Comando Sul americano, Douglas Fraser, contra o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e as Forças Armadas do país.

EFE |

Fraser assumiu nesta quinta-feira o cargo e em suas primeiras declarações expressou, entre outras, preocupação com o aumento na compra de armas do Governo venezuelano em um momento no qual, disse, não existem ameaças militares na América Latina.

"Estou preocupado com o armamentismo que parece haver na Venezuela, porque não entendo a ameaça que eles veem. Não vejo uma ameaça militar convencional na região, portanto não temos certeza do por que veem a necessidade de aumentar suas forças militares ao extremo como fizeram", disse Fraser.

O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, expressou a irritação ao secretário de Estado Adjunto para Assuntos Hemisféricos dos Estados Unidos, Thomas Shannon, em conversa por telefone, informou um comunicado da Chancelaria.

"Ao lamentar que este fato acontecesse no mesmo momento em que os Governos efetivavam a decisão de restabelecer seus embaixadores respectivos, o ministro Maduro recebeu do secretário Adjunto Thomas Shannon o compromisso de um rápido esclarecimento sobre a declaração hostil e inoportuna", disse o comunicado oficial venezuelano.

Os Governos de Chávez e do presidente americano, Barack Obama, decidiram na quinta-feira restabelecer as relações diplomáticas e ordenaram o retorno de seus respectivos embaixadores, expulsos de cada país em setembro.

Maduro "deplorou" que Fraser "estreasse" ontem "no cargo atacando a Venezuela, se intrometendo nos assuntos internos do país, mentindo sobre a realidade da Força Armada Nacional" e "emitindo opiniões políticas ofensivas contra o chefe de Estado", segundo a Chancelaria. EFE gf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG