Venezuela: ex-ministro da oposição denuncia perseguição da justiça

Um líder da oposição na Venezuela, o ex-ministro da Defesa Raul Baduel, denunciou uma perseguição judicial orquestrada, segundo ele, pelo presidente Hugo Chavez, depois de ter sido detido na quinta-feira por corrupção.

AFP |

Em declarações à imprensa nesta sexta-feira, Baduel disse que sua detenção obedeceu a uma "ordem expressa" do presidente Chávez, a quem acusou de utilizar "como mercenários a justiça e os diferentes poderes públicos para amedrontar".

Baduel foi detido na quinta-feira e nesta sexta comparecerá a uma audiência ante a justiça militar, que o acusa de corrupção na época em que foi ministro, entre 2006 e 2007.

O ex-ministro da Defesa e seus familiares denunciaram que sua detenção na cidade de Maracay (80 km a oeste de Caracas) foi efetuada de maneira violenta.

"Essas agressões contra mim e minha família ocorreram na ausência do presidente, que dá as ordens para que estas ações de intimidação sejam efetuadas", acusou.

O procurador-geral militar, Ernesto Cedeño, confirmou nesta sexta-feira a detenção do ex-ministro Baduel, baseada na existência de "elementos de convicção suficientes" para que seja mantido em prisão preventiva.

O procurador indicou que há um prazo de 30 dias para que a acusação contra Baduel seja apresentada e explicou que na audiência de apresentação desta sexta-feira o juiz poderá ratificar ou revogar a detenção.

No entanto, ressaltou que, do seu ponto de vista, são cumpridos os elementos necessários para manter o ex-ministro detido.

O procurador indicou que em suas investigações detectou "um desfalque de 41 milhões de bolívares (19 milhões de dólares)" no Ministério da Defesa.

Baduel, antigo colaborador incondicional do presidente Hugo Chávez, renunciou ao Ministério da Defesa em 2007 e se tornou um dos mais fortes opositores a seu governo, principalmente nos últimos processos de referendo convocados no país.

jt/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG