Caracas, 7 abr (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que assinará hoje em Caracas com o presidente do Uruguai, José Mujica, a renovação de um acordo que garante o fornecimento de petróleo aos uruguaios.

"O petróleo uruguaio está aqui", ressaltou Chávez em breves declarações à imprensa, no momento em que Mujica depositava flores no túmulo de Simón Bolívar, em Caracas. Foi o primeiro ato oficial da visita do presidente do Uruguai à Venezuela.

O Uruguai tem uma dívida de US$ 524 milhões pela compra de petróleo da Venezuela, dentro de um acordo assinado em 2005 que determina que o petróleo venezuelano seja vendido em 75% à vista e que os demais 25% vão para um fundo para aumentar as importações uruguaias.

Chávez antecipou que a renovação do acordo permitirá ao Uruguai seguir recebendo até "40 mil barris diários (...) frente aos 20 milhões dos Estados Unidos.

O presidente venezuelano acrescentou que também assinará com Mujica outros "acordos muito importantes", entre os quais mencionou, sem dar mais detalhes, um de compra e venda de alimentos e outro de tratamento de resíduos em defesa do meio ambiente.

Chávez e Mujica assinarão hoje nove documentos num ato no Teatro Municipal de Caracas. Após isso, o presidente uruguaio encerrará oficialmente a visita à Venezuela. EFE ar/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.