êxito a Morales em referendo revogatório - Mundo - iG" /

Venezuela deseja êxito a Morales em referendo revogatório

Caracas, 6 ago (EFE).- O Governo venezuelano declarou hoje apoio ao povo da Bolívia e ao presidente Evo Morales, a quem desejou êxito no referendo revogatório do próximo domingo.

EFE |

"Estamos muito atentos (...) para acompanhar o presidente Evo Morales (...), o povo da Bolívia, nesta reunião que ele tem com a democracia", disse à imprensa o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.

O ministro das Relações Exteriores venezuelano também considerou que há "setores do exterior, particularmente vinculados" ao Governo do presidente americano, George W. Bush, que tentam "sabotar" o pleito e exigiu que se "eximam" disso.

O chanceler lembrou que o referendo revogatório proposto pelo presidente boliviano será o segundo deste tipo na América Latina, depois do que aconteceu na Venezuela em agosto de 2004 e acabou ratificando o Governo do presidente Hugo Chávez.

Maduro reiterou que há uma "aliança e irmandade para toda a vida, eterna", entre a Venezuela e "o povo boliviano, e com o líder Evo Morales".

"Temos certeza que sairão vitoriosos com brilho" no domingo, ressaltou o chanceler.

No referendo convocado para o próximo domingo, os bolivianos decidirão se devem seguir no Governo o presidente Morales, o vice-presidente Álvaro García Linera e oito dos nove governadores departamentais do país.

"Se Evo perder o plebiscito tenho certeza que sai do Governo, assim, com dignidade", disse na terça-feira Chávez na capital argentina. EFE apv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG