Caracas, 12 set (EFE) - O Governo venezuelano acusou hoje o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de ser o único responsável pela deterioração das relações de Washington com toda a região latino-americana e caribenha, e disse que submeteria à avaliação sua relação bilateral.

A posição do Governo venezuelano foi expressada em uma nota oficial lida pelo ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, na qual ratificou formalmente a expulsão do embaixador americano em Caracas, Patrick Duddy.

A nota explica que Duddy "terá 72 horas" para sair do país, "contadas a partir das 19h15 (hora local) do dia 11 de setembro de 2008, precisamente quando se completaram 35 anos do assassinato do presidente mártir Salvador Allende, vítima de um golpe de Estado planejado e executado pelo presidente (americano) Richard Nixon".

Na declaração oficial, o Governo venezuelano denuncia que a atual crise entre Estados Unidos e alguns países latino-americanos é conseqüência "da permanente e aberta conspiração do Governo americano contra os processos democráticos" da região.

Menciona também a Bolívia e diz que Washington promoveu, ali, uma "intensa campanha de desestabilização desdobrada contra o povo, as instituições bolivianas e o presidente Evo Morales".

A nota destaca, nesse contexto, que a Venezuela constatou a existência de "reiteradas demonstrações de hostilidade do Governo dos Estados Unidos para com o povo da Venezuela".

Além disso, afirma que os Estados Unidos utilizou setores da oposição para levar em frente as políticas que são denunciadas no comunicado e afirma que "impulsionou a direita e as oligarquias internas a perigosas ações contra a paz e a estabilidade de nossas repúblicas".

A nota conclui que a Venezuela "decidiu submeter toda a relação com os Estados Unidos a um intenso processo de avaliação, a fim de garantir o respeito" à pátria e ao povo, "ao irmão povo boliviano e à pátria grande americana, com a dignidade e a firmeza manifestada pelos pais libertadores". EFE rr/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.