Venezuela: Conselho Legislativo nomeia novo governador de Yaracuy

Caracas, 14 jun (EFE).- O Conselho Legislativo do estado de Yaracuy, no noroeste da Venezuela, nomeou hoje o governista Alex Sánchez como novo governador da região, em substituição ao opositor Carlos Giménez, destituído do cargo pelo Supremo frente a um processo judicial contra ele por corrupção.

EFE |

Sánchez, militante do governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), foi eleito por quatro dos cinco deputados do Conselho Legislativo de Yaracuy, informou hoje a imprensa local.

Giménez, ex-aliado do Governo do presidente Hugo Chávez, foi destituído e inabilitado na terça-feira pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), que achou méritos suficientes para abrir um antejulgamento por um caso de corrupção denunciado pela Procuradoria Geral.

O antejulgamento de mérito é um procedimento judicial especial estabelecido para os altos funcionários públicos, que serve para determinar se existem ou não méritos ou causas para iniciar um julgamento.

Segundo a lei local, o Conselho Legislativo do estado de Yaracuy tinha 30 dias para designar o substituto de Giménez, que qualificou de "fato aberrante" a decisão do Supremo de destituí-lo e inabilitá-lo para abrir a investigação por corrupção.

Na opinião do ex-governador, o máximo tribunal venezuelano teria "violado o devido processo e o direito à defesa" no processo contra ele, e anunciou que denunciará seu caso à Organização dos Estados Americanos (OEA). EFE gf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG