Venezuela assumirá em 2009 a Presidência do G77 mais China

Caracas 20 dez (EFE) - A Venezuela assumirá em 2009 a Presidência do Grupo dos 77 (G77) mais a China dentro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), decisão adotada pelo organismo na reunião plenária que realizou em Paris na sexta-feira, indicou hoje em uma nota a Chancelaria venezuelana.

EFE |

O comunicado destacou que, "por critérios de rotação geográfica, o Grupo Latino-americano e do Caribe (Grulac) emitiu por aclamação o pleno respaldo à candidatura da Venezuela" para suceder Madagascar no cargo.

"A Venezuela está em condições de imprimir ao grupo (Grulac) o impulso de avançar em direção a uma reforma ou refundação da Unesco", disse o delegado da Bolívia no organismo, Lorgio Vaca, segundo a nota.

O comunicado destaca também que "a embaixadora venezuelana perante a Unesco, Rebeca Sánchez Bello, ratificou o compromisso de fortalecer o G77 mais a China sob a forte convicção de promover ações voltadas a consolidar a Cooperação Sul-Sul dentro desta organização".

O G77 reúne países em desenvolvimento e foi criado com o objetivo de se ajudar, se sustentar e se apoiar mutuamente nas deliberações das Nações Unidas. EFE rr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG